Quando você digita “óleo de coco” no YouTube, você vai encontrar uma infinidade de informações, tanto falando sobre os benefícios, quanto os pontos negativos.

 

Mas vamos lá, no cabelo serve mesmo?

A história do óleo de coco começou junto com o movimento de assumir os cabelos naturais, porém nessa época ainda tinhamos pouca informação e poucos produtos para o cabelo natural. Usar um óleo natural vegetal puro, barato e que dá brilho para um cabelo seco que estava saindo de uma transição capilar era a melhor coisa que podia acontecer.

Porém, com o passar do tempo vimos que o efeito do óleo de coco ao longo prazo não é tão legal. As moléculas desse óleo são bem densas, por isso é meio que impossível nosso fio absorver na aplicação dele puro direto. Mesmo assim, quando o passamos no cabelo conseguimos um brilho superficial, digamos que é como a uma maquiagem que por fora você tem um super brilho mas por dentro do fio não foi hidratado/nutrido nem um pouco, ele me lembra bastante o efeito do silicone.

Com o tempo, conforme você vai passando por várias vezes, seu fio começa a criar uma película, deixando seu cabelo impermeável, mostrando em vários casos uma porosidade altíssima. Assim, outros produtos que você usa no seu cabelo começam a não ter o mesmo efeito, isso tudo porque seu fio está impermeável.

Resultado: ao invés de hidratar/nutrir os fios, ele faz seu cabelo ficar mais seco e poroso, exatamente pela película foi criada pelo próprio óleo.

Hoje, com o passar dos anos e estudos, temos óleos vegetais maravilhosos que tem uma compatibilidade maior com nosso fio capilar, inclusive eu uso e indico dois deles, o de semente de uva e abacate.

Tudo que falei aqui foi sobre o óleo de coco direto no cabelo, porém quando ele é usado de forma cosmética, você consegue ter um resultado muito bom dele. E por que isso? Os químicos responsáveis pela fabricação ou criação dos produtos cosméticos conseguem tirar os nutrientes da matéria prima e fazer com que eles sejam compatíveis com nosso fio, de forma rápida e prática, por isso temos shampoos, hidratações e finalizadores com óleo de coco na composição que são maravilhosos.

O problema é passar o óleo direto no cabelo, como expliquei acima, o excesso do produto ou até mesmo em uma única aplicação não é tão legal.

×